O dono de um terreno localizado em área de preservação ambiental em Contagem, na Grande BH, foi multado em R$ 70 mil nesta terça-feira (4). O proprietário foi punido por ter desmatado mais de 10 mil metros quadrados remanescentes de Mata Atlântica na região da Bacia de Vargem das Flores.
A multa foi aplicada durante ação conjunta de fiscalização da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Guarda Municipal, junto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Meio Ambiente e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Contagem.
Em decorrência da prática de crime ambiental, o terreno foi interditado e seu dono ainda irá responder judicialmente pela ação. Como ele não estava no local, não foi possível fazer o flagrante. Porém, a área ficará sob monitoramento constante.
De acordo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivayr Soalheiro, a prefeitura e o IEF ainda irão elaborarão laudo sobre os danos causados, que será encaminhado ao Ministério Público. "Em Contagem tratamos os crimes ambientais com a devida austeridade e somos rigorosos no combate a ações como esta. Esse desmatamento é gravíssimo e deve ser levado em conta não somente o valor da multa, mas a reparação do dano ambiental que é fundamental", disse.
Atualmente, a Bacia de Vargem das Flores abastece cerca de 400 mil pessoas na região metropolitana de Belo Horizonte. (*Com informações da Prefeitura de Contagem)