Doze cidades mineiras correm risco de epidemia de dengue, de acordo com balanço parcial do índice LirAa divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) nessa terça-feira (28). O levantamento é referente a indicadores do índice de infestação do mosquito transmissor da doença em todo o Estado.
Segundo a SES, os municípios com risco são Bom Despacho, no Centro-Oeste, Brasília de Minas e Montes Claros, no Norte, Brumadinho e Vespasiano, na Grande BH, Curvelo, Itabira e Santo Antônio do Monte, na região Central, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Ituiutaba, no Triângulo, e Ubá e Nepomuceno, ambos na Zona da Mata.
A situação mais crítica foi constatada em Itabira, onde o número chega a 7,8%, o dobro do índice considerado de alto risco, que é de 3,9%. Com isso, a prefeitura da cidade decretou estado de emergência e organizou força-tarefa para atuar no combate à dengue.
Em 2014, 252 casos da doença foram registrados em Minas e ninguém morreu. Já em 2013, 353.687 pessoas foram infectadas e 116 morreram.