Duas mulheres foram presas na tarde desta segunda-feira (3) após aplicarem o "golpe do achadinho" em uma idosa de 75 anos no Centro de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), o golpe consiste na abordagem de idosos que acabaram de sacar a aposentadoria e são enganados para entregar o dinheiro para os criminosos.
Ainda conforme a PM, Francisca de Sales Oliveira foi abordada logo que deixou uma agência do Mercantil do Brasil, que fica no cruzamento da rua Goitacazes e avenida Amazonas. Uma das suspeitas teria se aproximado fingindo ter encontrado uma bolsa e perguntou se pertencia à idosa. Neste momento, a comparsa se aproximou dizendo que a bolsa era dela e pedindo que elas fossem até um prédio onde receberiam uma recompensa por terem encontrado a bolsa.
Chegando lá, a suspeita informou que a comparsa e Francisca deveriam subir uma de cada vez e não poderiam levar nada. Então, uma delas subiu e deixou sua bolsa com a vítima. Em seguida, a idosa subiu deixando suas coisas com a suspeita que fugiu, acompanhada pela comparsa.
Toda a ação foi filmada pelas câmeras do Olho Vivo e a dupla foi detida por militares do 1º Batalhão na altura da rua Curitiba. Segundo a PM, com Enilda Rodrigues Soares, de 42 anos, e Renata de Brito dos Reis, de 31, foram encontradas a bolsa da vítima, com R$ 670 de sua aposentadoria que ela havia recebido, além de vários envelopes de bancos e malotes, que utilizados para enganar as vítimas.
Ainda conforme a PM, a dupla foi reconhecida pela idosa. Além disso, Enilda já tem várias passagens pela polícia por estelionado e foi reconhecida por várias pessoas que teriam sido vítimas do golpe. Já Renata tem passagem por tráfico de drogas. As duas foram levadas para a Central de Plantão da Polícia Civil.