Dois homens foram presos em flagrante nesta quarta-feira (18) por captar água ilegalmente na Várzea das Flores, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O crime foi flagrado pela Guarda Municipal Ambiental da cidade após uma denúncia anônima.
De acordo com o guarda municipal, Paulo Loureiro, populares alegaram que, às margens do manancial, estava um caminhão-pipa que, com a ajuda de uma bomba e uma mangueira, captava a água. “Os dois detidos são de uma empresa terceirizada e alegaram que a água seria usada para fazer terraplanagem. Porém, eles não tinham autorização para fazer isso”, afirmou.
A Guarda Municipal não tem informações sobre o volume de água retirado do ribeirão. A quantidade, porém, pode ter sido grande, já que, conforme testemunhas, o caminhão estava há vários dias no local.
Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Contagem e o caminhão foi removido para o pátio da Transcon.
Abastecimento
Em janeiro, a Copasa e governador Fernando Pimentel (PT) pediram à população que economizasse água, já que os mananciais estavam com os níveis baixos devido à estiagem. Um dos reservatórios mais afetados pela seca é justamente o da Várzea das Flores, que opera atualmente com apenas 30% da capacidade.
O reservatório integra o sistema Paraopeba e é responsável pelo abastecimento de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Veja as fotos: