Edital que abre caminho para pedágios na Linha Verde e outras rodovias da Grande BH sai este sábado
Projeto prevê duplicações, novos contornos, viadutos e passarelas; população reclama da instalação de pedágios
![Estado diz que objetivo é trazer mais segurança e fluidez para os mais de 124 quilômetros da MG-010, MG-424 e LMG-800 (DER-MG / Divulgação)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1053217.1739567571:1739567571/image.jpg?f=2x1&w=1200)
Projeto polêmico que já rendeu críticas e protestos em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a concessão de trechos da Linha Verde (MG-10), MG-424 e LMG-800 à iniciativa privada começa a avançar neste sábado (15), quando será publicado o edital de concessão de rodovias do Vetor Norte.
A possibilidade de concessão foi antecipada pelo Hoje em Dia em setembro do ano passado, bem como a insatisfação e preocupação dos moradores das cidades impactadas pela medida.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o objetivo é trazer mais segurança e fluidez para os 124 quilômetros da MG-010, MG-424 e LMG-800, além de implantação de serviços aos usuários. Segundo o Estado, ao longo do período de contrato serão investidos R$ 5 bilhões para garantir que essas rodovias tenham infraestrutura segura.
Entre as principais melhorias estão obras de ampliação de capacidade em todo o trecho. Haverá a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho.
A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas e 26 pontos de ônibus. Segundo o Estado, o projeto deve gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos.
E os pedágios nas rodovias?
O projeto inicial do Governo de Minas, que passava por consulta pública em 2024, previa a instalação de 13 pedágios nas rodovias, cortando 12 cidades. A ideia é instalar pedágios sem cancela, o chamado free flow (fluxo livre). O sistema é capaz de identificar a placa e as características do veículo sem a necessidade do motorista parar ou mesmo reduzir a velocidade ao passar pelo local.
Segundo o Governo de Minas informou nesta sexta (14), a cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato.
Zema é a favor da instalação de pedágios
No fim do ano passado, o governador Romeu Zema (Novo) reafirmou ser a favor da medida. “Sempre tenho dito: é melhor ter estrada pedagiada do que nenhuma estrada. Tenho repetido isso à exaustão. Mas, tudo que nós temos feito tem consulta pública. Tudo vai ser feito com critério. O que nós queremos é melhorar o trânsito, a segurança e o conforto de quem transita”
As declarações foram dadas durante conversa com jornalistas na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O chefe do Executivo Estadual criticou a qualidade das estradas do Vetor Norte e disse que a concessão só será feita após conversas com prefeitos, vereadores e moradores da região.
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