Aparelho na mesa

Eleitores aderem a permissão de celular nas seções, mas não na hora do voto; entenda

Letícia Lopes
leticia.souza@hojeemdia.com.br
02/10/2022 às 09:42.
Atualizado em 02/10/2022 às 09:54
 (Letícia Lopes / Hoje em Dia)

(Letícia Lopes / Hoje em Dia)

O uso de celulares nas dependências da seção eleitoral é permitido este ano. Muitos eleitores estão levando o aparelho para apresentar o título de eleitor em formato digital. No entanto, não é permitido levá-lo para a cabine de votação.

Após apresentar o documento aos mesários, o eleitor deverá entregar o celular e pegá-lo somente após deixar a cabine. O Tribunal Superior Eleitoral (STE) determinou que os infratores desta regra responderão por crime eleitoral e serão conduzidos pela polícia.

No Colégio Santo Agostinho, um dos locais de votação na região centro-sul de Belo Horizonte, há uma mesa localizada na entrada da seção, destinada a objetos pessoais, onde o celular deve ficar. 

No local, é possível ver a maioria dos eleitores usando seus celulares enquanto aguardam sua vez de votar. Para Fernanda Moura, de 36 anos, a permissão só tem benefícios: “meu documento está no celular, então não preciso trazer mais nada. Como o voto é rápido, me sinto segura em deixá-lo na mesa. Além de que, o tempo passa até mais rápido se posso mexer no meu celular”.

Leia mais:
Vestida de vermelho, ex-presidente Dilma vota em BH
Eleitores vestem a camisa dos candidatos para irem cumprir dever cívico de votar

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por