Elevado do Boulevard Arrudas aberto ao tráfego em cinco dias

Carlos Calaes - Hoje em Dia
Publicado em 15/05/2013 às 06:39.Atualizado em 21/11/2021 às 03:41.

Iniciado em outubro de 2011 – e após sofrer atraso de dois meses na obra –, o novo viaduto do Boulevard Arrudas (Meta 2), na avenida Tereza Cristina, no bairro Carlos Prates, região Oeste de Belo Horizonte, deverá ser liberado ao tráfego na próxima segunda-feira (20).

A data foi revelada por operários. Nesta terça-feira (14), eles trabalhavam a todo o vapor para terminar intervenções consideradas secundárias, uma vez que a estrutura principal está pronta.

Trabalhadores terminavam o passeio de concreto na curva de retorno sob o viaduto – no sentido bairro-Centro –, enquanto outros davam acabamento ao meio-fio. Em cima, engenheiros inspecionavam juntas e a estrutura de concreto. O asfalto do elevado está pronto. Falta apenas pintar as faixas das pistas.

“Estamos na fase final, e o viaduto deve ser mesmo liberado ao tráfego no próximo dia 20”, disse um engenheiro. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que ontem não poderia dar mais informações sobre a obra, bem como quando se dará a inauguração oficial.

Orçado em R$ 150,2 milhões, o viaduto de 440 metros de extensão e estrutura de concreto armado, sustentado por grandes vigas de aço, será também o mais alto de Belo Horizonte (29 metros).

O elevado vai eliminar um antigo gargalo da avenida Tereza Cristina, que causava congestionamento em ambos os sentidos da via, principalmente nos horários de pico.

Vendas

Por baixo, passam os trilhos do metrô e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Segundo o gerente de um topa-tudo, que se identificou apenas como Juca, o novo viaduto dará um grande dinamismo ao tráfego da avenida. Ele avalia que as vendas no comércio local não serão prejudicadas. “Os veículos que passarem pela alça lateral poderão parar aqui em frente”, afirmou Juca, ex-jogador do Vila Nova.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por