Em ação de reintegração de terreno, moradores entram em confronto com tropa de choque da PM

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
17/11/2015 às 20:00.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:31
 (Polícia Militar)

(Polícia Militar)

Moradores de uma ocupação em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, entraram em confronto com a tropa de choque da Polícia Militar (PM), na tarde desta terça-feira (17), durante o cumprimento de uma ação de reitegração de posse da área.

Segundo o frei Rodrigo Peret, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a ação foi truculenta e feriu diversas pessoas. "Não houve espaço para diálogo. A desocupação provocou uma tensão muito grande", disse.

No confronto, os policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha enquanto os moradores revidaram com pedaços de pau e pedras. De acordo com a PM, cerca de 280 policiais foram para o local.

No início da noite, todos os moradores já haviam abandonado a ocupação e assistiam, de longe, a PM terminar de queimar os alojamentos e os pertences dos moradores da área.

A ocupação batizada Jardim Vitória estava localizada às margens do contorno sul do Anel Viário Ayrton Senna, no bairro São Jorge, zona sul de Uberlândia e era formada por 800 famílias.

De acordo com Peret esta era a terceira maior ocupação de Uberlândia. Atualmente existem oito áreas ocupadas em toda a cidade com aproximadamente 9 mil famílias. Entre os moradores, estão membros do Movimento Popular Sem-Teto do Brasil.

Procurada pela reportagem, a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) afirmou que soube da ação horas antes e não poderia mediar o conflito porque a ação não teria sido levada para mesa de discussão da diretoria do órgão.

Confira fotos e vídeo do confronto:

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por