Em apenas uma semana, PBH dá aval para 50 novos radares na capital; veja lista de endereços
Equipamentos são para fiscalizar avanço de semáforo, desrespeito à velocidade máxima permitida, invasão de faixa exclusiva para ônibus e conversão em local proibido
Em apenas uma semana, 50 radares foram homologados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Essa é uma das últimas fases antes da fiscalização começar a valer nas ruas e avenidas da capital. Os equipamentos são para fiscalizar avanço de semáforo, desrespeito à velocidade máxima permitida, invasão de faixa exclusiva para ônibus e conversão em local proibido. Atualmente, a metrópole conta com cerca de 300 aparelhos.
O prazo para que todos os radares entrem em funcionamento não foi informado, mas alguns já poderão multar motoristas infratores a partir desta terça-feira (3), como o que foi instalado na pista do Move da avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Cidade Nova, região Nordeste. Uma faixa foi colocada na para alertar os motoristas.
Além da Cristiano Machado, outras oito avenidas e uma rua vão contar com o reforço na fiscalização. Os aparelhos irão operar na Contorno, Antônio Carlos, Dom Pedro I, Amazonas, Risoleta Neves, Teresa Cristina, João XXIII e Waldyr Soeiro Emrich, além da rua dos Tupis.
Todos os pontos irão receber faixas de pano com informações sobre a data de início da operação. A escolha dos trechos leva em conta áreas com risco de acidentes.
Alguns aparelhos são híbridos, ou seja, capazes de fazer duas ou até fiscalizações, como avanço de sinal e detecção de tráfego em local proibido. Segundo a PBH, a tecnologia permitiu reduzir o número de equipamentos nas vias, sem prejudicar a fiscalização eletrônica.
As homologações constam em quatro publicações no Diário Oficial do Município (DOM), entre 19 e 26 de novembro.
Conforme a BHTrans, o número de equipamentos está sendo atualizado com a entrada de novos radares no sistema. O órgão citou que fiscalização eletrônica foi implantada em 1999 e, desde então, apesar do aumento da população e da frota de veículos, o número de mortes no trânsito reduziu 69%, passando de 392, naquele ano, para 122 em 2023. Já os atropelamentos reduziram 70% no mesmo período, passando de 4.488 para 1.355.
Veja a lista de endereços dos novos radares em BH
HOMOLOGADOS EM 19/11/2024
Detector de Avanço de Semáforo (DAS+DCP)
- Av. Antônio Carlos, Nº 3212 (Centro / Bairro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 3212 (Centro / Bairro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 3212 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 3203 (Bairro / Centro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 3203 (Bairro / Centro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 3203 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Antônio Carlos, entre rua Viana do Castelo e VDT São Francisco – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Antônio Carlos, entre VDT São Francisco e rua Viana do Castelo – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Antônio Carlos, oposto Nº 4157 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 7596 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Antônio Carlos, Nº 7605 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Dom Pedro I, oposto ao Nº 575 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Dom Pedro I, Nº 575 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Cristiano Machado, Esquina Av. Silviano Brandão – Pista MOVE (Centro / Bairro)
Detector de Avanço de Semáforo, conjugado com Detector de Conversão Proibida (DAS+DCP)
- Rua dos Tupis, esquina Av. Afonso Pena (sentido Espírito Santo / Av. Afonso Pena)
- Rua dos Tupis, esquina Av. Afonso Pena (Rua EspíritoSanto / Av. Afonso Pena)
“Controlador Fixo de Velocidade – CEV”
- Av. Cristiano Machado, esquina com rua Pitangui (Centro/Bairro)
- Av. Cristiano Machado, oposto ao nº 10.732 (Bairro/Centro)
- Av. Cristiano Machado, nº 673 (Bairro/Centro)
- Av. João XXIII, nº 1.233 (Av. Abílio Machado)
- Av. João XXIII, oposto ao nº 1.233 (Av. Tancredo Neves)
- Av. Waldyr Soeiro Emrich, nº 498 (Barreiro/Betânia)
- Av. Waldyr Soeiro Emrich, oposto ao nº 498 (Betânia/Barreiro)
- Av. Amazonas, nº 3.995 (Bairro/Centro)
- Av. Amazonas, nº 3.960 (Centro/Bairro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, oposto ao nº 8.281 (Centro/Bairro)
- Av. Risoleta Neves, a 145 metros da Rua Raimunda Rocha Alves (Bairro/Centro)
- Av. Risoleta Neves, a 152 metros da Rua Raimunda Rocha Alves (Centro/Bairro)
- Av. Teresa Cristina, a 30 metros da rua Carmelita Prates da Silva (Bairro/Centro)
- Av. Teresa Cristina, a 27 metros da rua Carmo da Cachoeira (Centro/Bairro)
“Controlador Fixo de Velocidade - CEV” conjugado com “Detector de Invasão de Faixa Exclusiva - DIF”
- Av. Cristiano Machado, oposto ao nº 10.732 (Bairro/Centro)
“Controlador Fixo de Velocidade - CEV” conjugado com “Detector de Invasão de Faixa Exclusiva - DIF”
- Av. Cristiano Machado, nº 1.320 (Centro/Bairro)
- Av. Cristiano Machado, oposto ao nº 1.320 (Bairro/Centro)
- Av. Cristiano Machado, nº 1.950 (Centro/Bairro)
- Av. Cristiano Machado, oposto ao nº 1.950 (Bairro/ Centro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, a 52 metros da Av. Manoel Gomes (Bairro/Centro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, nº 7.665 (Bairro/Centro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, nº 1.694 (Centro/Bairro)
HOMOLOGADOS EM 26/11/2024
“Detector de avanço de Semáforo - DAS”, conjugado com “Detector de Parada sobre Faixa de Pedestres — (DPFP)
- Av. do Contorno. Esquina Rua Paracatu (Viaduto Oeste / Barro Preto)
“Detector de Avanço de Semáforo - DAS”
- Av. Cristiano Machado, Esquina Av. Silviano Brandão – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Cristiano Machado, Nº 3411 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Dom Pedro I, Nº 1220 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Dom Pedro I, Oposto ao Nº 1220 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Dom Pedro I, Oposto ao Nº 1515 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Dom Pedro I, Nº 1515 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Dom Pedro I, Nº 3000 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Dom Pedro I, Oposto ao Nº 3000 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, Nº 2672 – Pista MOVE (Centro / Bairro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, Oposto ao Nº 2672 – Pista MOVE (Bairro / Centro)
- Av. Presidente Antônio Carlos, Nº 4157 – Pista MOVE (Bairro / Centro)