Rompimento de barragem

Em evento com Lula, Zema cobra ajuda do governo federal para impasse sobre acordo de Mariana

Acordo está emperrado desde 2021

Raquel Gontijo e Pedro Santos
portal@hojeemdia.com.br
08/02/2024 às 10:49.
Atualizado em 08/02/2024 às 14:09

Governador cobrou ajuda do presidente Lula para desemperrar acordo de reparação em Mariana (Fernando Michel/Hoje em Dia)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quinta-feira que conta com a ajuda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para resolver o impasse sobre o acordo de reparação às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na  Grande BH. O mineiro participa de uma cerimônia no Minascentro, em BH, na qual o presidente Lula fará anúncios de investimentos para o Estado.

“O rompimento da barragem de Brumadinho exigiu habilidade para fazer os culpados pagarem ao povo mineiro pelo prejuízo provocado. Infelizmente, ainda não tivemos o mesmo desfecho no caso de Mariana. Já se passaram oito anos e conto com a parceria do presidente Lula para acelerar as tratativas para esse acordo", disse o governador.

Após polêmicas recentes, governador e presidente da República estiveram juntos em cerimônia (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Um novo acordo de reparação aos atingidos pelo rompimento da Barragem está em negociação desde 2021. A tragédia em Mariana ocorreu em novembro de 2015, quando o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco causou a morte de 19 pessoas e gerou impactos em dezenas de cidades mineiras e capixabas situadas na bacia do Rio Doce.

A negociação para a reparação se dá no âmbito de uma mediação conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As tratativas envolvem a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billiton, representantes dos governos, dos tribunais de Justiça, dos ministérios públicos e das defensorias públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do Ministério Público Federal (MPF) e da Advocacia-Geral da União (AGU)

Leia mais:
AO VIVO: ao lado de Zema, Lula anuncia pacote de investimentos para Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por