Em nova visita a Brumadinho, Zema promete quitar toda dívida do Estado com a cidade

Bruno Inácio
02/02/2019 às 12:17.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:22

(Lucas Prates)

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), esteve mais uma vez neste sábado (2), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde anunciou algumas medidas para agilizar apoio às vítimas da tragédia e à cidade. 

Segundo o governador, como o comércio da cidade e até a prefeitura têm reclamado de impactos financeiros da tragédia, o Estado priorizará a quitação de parcelas atrasadas do repasse de impostos à cidade. “Pelo porte da cidade será coisa aí da ordem de R$ 10 a R$ 15 milhões que estejam atrasados”, assegurou.

O foco do governo, de acordo com Zema, é tomar providências o quanto antes para responsabilizar culpados e ressarcir as famílias. “Uma tragédia como essa é algo realmente inadmissível. Todas as medidas necessárias, cabíveis estarão sendo tomadas”, afirmou.

Apoio

Zema chegou a Brumadinho por volta das 9h. Ele sobrevoou a área atingida pela lama e depois se dirigiu, de carro, à região do Parque da Cachoeira, onde conversou por cerca de 20 minutos com a família de uma vítima da tragédia.

Antes do pronunciamento, Zema se reuniu com os coordenadores das forças que atuam nos resgates de corpos e vítimas.

Esta é a terceira vez que o governador visita o local após o rompimento da barragem de rejeitos na cidade há nove dias.

No dia 25 de janeiro, por volta das 12h30, uma das barragens do complexo da Vale estourou, inundando de lama o vilarejo e áreas adjacentes, chegando ao rio Paraopeba. Até a manhã deste sábado (2), 115 pessoas haviam sido confirmadas como mortas, outras 248 estão desaparecidas.

Leia mais:
Veja os serviços oferecidos às vítimas de Brumadinho na Estação Conhecimento
Zema visita Brumadinho neste sábado e deve anunciar reforços
Depois de Mariana, licenciamento ambiental em Minas ficou mais flexível

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por