A partir desta terça-feira (29) acaba a exigência do uso de máscaras em locais fechados em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A flexibilização foi autorizada pela prefeitura do município nessa segunda-feira (28) e os únicos lugares em que ainda há obrigatoriedade do item de proteção individual são unidades de saúde, além de consultórios médicos e odontológicos.
No dia 11, a administração municipal havia anunciado a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos, na véspera da data em que o uso da proteção facial se tornou facultativo nesses locais, de acordo com deliberação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG).
Segundo a administração municipal, o Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 considerou a melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade para deliberar pelas novas alterações nas Normas de Biossegurança, dentro Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas.
Índices na cidade
O último boletim epidemiológico da prefeitura de Uberlândia, divulgado nessa segunda, informa que 199.735 casos de Covid-19 já foram registrados no município, sendo 29 em 24 horas. E 3.340 pessoas perderam a vida com o coronavírus.
Há 33 pacientes internados em unidades de saúde, sendo 9 em leitos de terapia intensiva das redes pública e particular - o que corresponde a 100% da ocupação - e 24 em enfermarias, o equivalente a 30% do total das vagas para esse tipo de internação.
Já o vacinômetro da prefeitura indica que 1.589.499 doses da vacina contra a Covid foram aplicadas na cidade - 95,37% das doses recebidas, sendo 635.153 com a 1ª dose; 588.863 com a 2ª dose; 21.300 com a dose única e 354.183 pessoas receberam a dose de reforço.
Apesar da flexibilização, o Comitê recomenda o uso de proteção facial por idosos maiores de 70 anos, imunossuprimidos, pessoas com sintomas gripais até liberação médica, bem como no transporte público e durante a manipulação de gêneros alimentícios. As alterações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município dessa segunda.
Leia mais