Empresa inicia intervenções na área onde será erguida nova rodoviária de BH

Alessandra Mendes
amfranca@hojeemdia.com.br
16/08/2016 às 19:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:24
 (Wesley Rodrigues / Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues / Hoje em Dia)

A construção da nova rodoviária de Belo Horizonte, no bairro São Gabriel, região Nordeste, finalmente começou após uma longa espera. Entre o anúncio do empreendimento por parte da prefeitura e o efetivo início dos trabalhos no local se passaram mais de quatro anos. 

O terminal, previsto a princípio para ficar pronto em 2014, deve ser inaugurado no fim de junho do ano que vem. Isso é o que está estipulado no contrato assinado entre a administração municipal e o consórcio SPE-BH, que executa as obras. Entretanto, a pouco mais de dez meses do fim do prazo, as intervenções ainda estão na fase de terraplenagem.

De acordo com informações da empresa, as obras do terminal seguem o cronograma estipulado. Segundo a BH Trans, como o tempo previsto para execução é de 18 meses, a contar de 29 de janeiro, o consórcio se encontra dentro do prazo. Mas, por meio de nota, a autarquia municipal lembra que há sanções contratuais previstas em caso de descumprimento ou atraso.

Conforme a BH Trans, que acompanha a construção do empreendimento, já foi realizada a supressão vegetal no terreno e atualmente é feita a preparação para a construção da nova rua Jacuí. “É necessário que essas etapas sejam concluídas para o início das obras do prédio do novo terminal rodoviário”, ressalta nota encaminhada pelo órgão da administração municipal.

Desapropriação

Para que a obra fosse viabilizada, quase 300 famílias tiveram que ser removidas da área onde será erguido o terminal. O processo de remoção foi, entre outros motivos, o que emperrou o início da construção. Muitas pessoas se recusaram a deixar o local e outras entraram com ações judiciais questionando os valores de indenização pagos.

A nova rodoviária vai ocupar uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, incluindo o sistema viário. A área construída terá dois pavimentos. Serão 41 plataformas para embarque e desembarque no 1º piso, com expansão prevista para 56 plataformas.

Ainda estão previstas no projeto a disponi-bilização de 351 vagas cobertas para estacionamento de automóveis no 2º piso, 48 lojas de comércio em geral, praça de alimentação próxima à área de espera, 16 quiosques com produtos diversos, bicicletário com 16 vagas, caixas eletrônicos e cerca de 70 bilheterias para a venda de passagens.

Ficou definido que a rodoviária será integrada ao metrô e ao sistema Move implantado na avenida Cristiano Machado. Uma passarela vai fazer a ligação do local até a Estação BH Bus São Gabriel, onde os passageiros vão poder pegar várias linhas municipais e intermunicipais.

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