Mobilidade

Enem: estudantes vão contar com mais ônibus, reforço no metrô e até bikes elétricas de graça em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/11/2023 às 06:40.
Atualizado em 12/11/2023 às 06:42

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo (12). Em Belo Horizonte, haverá um esquema especial de transporte público para os estudantes. A capital contará com reforço nas linhas de ônibus, redução de intervalos nas viagens do metrô e presença de agentes de trânsito nas ruas. Além disso, bicicletas elétricas gratuitas poderão ser utilizadas.

Os candidatos devem ficar atentos para chegar a tempo e não perder a prova. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. Quem utiliza o transporte público contará com reforço no quadro de horários de 52 linhas, sendo 39 convencionais e 13 suplementares. Os ônibus irão operar com o quadro de horário de sábado. 

Entre essas linhas estão incluídas 16 que não operam aos domingos, mas em virtude do Enem vão realizar viagens. São oito linhas convencionais e oito suplementares. Confira:

Convencional 

Linha 61 - Estação Venda Nova / Centro - Direta
Linha 65 - Estação Vilarinho / Centro Via Antônio Carlos - Direta
Linha 66 - Estação Vilarinho / Centro / Hospitais Via Cristiano Machado
Linha 67 - Estação Vilarinho / Santo Agostinho Via Carlos Luz
Linha 85 - Estação São Gabriel / Centro Via Floresta
Linha 205 - Metrô Calafate / Buritis
Linha 5102 - UFMG  / Santo Antônio
Linha 9502 - São Geraldo / São Francisco - Atendimento UFMG

Suplementar 

Linha S21 - Dom Cabral / BH Shopping;
Linha S31 - Petrópolis / Barreiro;
LInha S32 - Itaipu / Cardoso; 
LInha S33 - Lindéia Milionários;
Linha S60 - Circular Venda Nova;
Linha S65 - São Bernardo / Minas Caixa;
LInha S66 - Tupi / Europa;
Linha S92 -  Esplanada / Buritis.

No caso do metrô, os candidatos contarão com mais trens para os deslocamentos. A exemplo do que ocorreu no primeiro dia do exame, os intervalos entre as viagens, sobretudo no horário próximo a abertura dos portões dos locais de prova, serão reduzidos. As bilheterias vão funcionar das 5h15 até 23h. 

Das 5h15 até 11h, as viagens serão feitas com 15 minutos de intervalo. Das 11h às 14h, 10 minutos entre um trem e o outro. De 14h até 23h, voltarão a operar em um espaço de 15 minutos entre cada viagem. Quem vai usar o metrô pode comprar os bilhetes com PIX e cartões de débito ou crédito. 

Bikes
Quem tiver interesse em usar as bicicletas elétricas deve baixar o App Tembici, seguir as etapas de cadastro e escolher o plano “Estácio grátis: Enem Lendário”. A gratuidade vale para viagens de até 45 minutos. Se passar desse tempo, deve-se pagar o adicional. O benefício vai valer para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem plano ativo no sistema de compartilhamento de bicicletas. Clique aqui e veja os locais das estações.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por