orientação da PBH

Está com sintomas de dengue? Evite UPAs e procure centros especializados em BH; saiba quais

Prefeitura já inaugurou dois Centros de Atendimento de Arboviroses e vai disponibilizar outro na semana que vem

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
02/02/2024 às 12:55.
Atualizado em 02/02/2024 às 13:24

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Pacientes com sintomas de dengue, zika e chikungunya, devem procurar os Centros de Atendimento de Arboviroses (CAA) e evitar as UPAs de Belo Horizonte, caso necessitem de atendimento médico. A orientação é do secretário municipal de saúde, Danilo Borges Matias, que esteve nesta sexta-feira (2), no Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), ao lado da UPA de Venda Nova, que será inaugurado neste sábado (3).

A recomendação para procurar os CAAs é, segundo o secretário, para não sobrecarregar as UPAs, que atendem outras demandas além das relacionadas à dengue. Borges desta ressalta ainda que nos CAAs o atendimento dos pacientes com sintomas de arboviroses será inclusive mais rápido, já que os centros foram abertos para atender exclusivamente este público. 

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

A partir deste sábado (3), BH contará então com três Centros de Atendimento de Arboviroses. Ontem um CAA foi aberto na UPA da região Centro-Sul, no bairro Santa Efigênia e hoje outro centro foi aberto no Hospital Júlia Kubitschek, no bairro Milionários, região Oeste de BH.

“A abertura de locais como esse é exatamente porque as UPA os Centros de Saúde estão ficando sobrecarregados. Uma unidade como essa é exatamente para ser a primeira escolha da população se está com febre, com dor de cabeça, especialmente dor atrás dos olhos, dores no corpo, indisposição e principalmente, se é uma pessoa idosa ou tem comorbidade”, orienta o secretário.

O CAA de Venda Nova conta com cinco consultórios clínicos e uma sala de observação com cinco leitos de enfermaria, a princípio. No espaço serão abertas ainda duas Unidades de Reposição Volêmica (hidratação venosa), para atender os casos mais graves. Serão 15 
leitos que poderão receber também pacientes de outros CAAs. A previsão é que as unidades sejam abertas na próxima segunda-feira (5). 

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

“Esse centro de atendimento de arboviroses da região de Venda Nova é estratégico pra cidade de Belo Horizonte, porque aqui também temos verificado um aumento muito grande de casos e ele pode, exatamente pela proximidade com a UPA Venda Nova, desafogar os casos daquela porta de urgência”, destacou o secretário. 

“Lembrando que os casos de dengue que a gente tem registrado neste momento são os casos mais leves, então a gente tá priorizando todo um fluxo de atendimento para que esse paciente já receba a hidratação na hora que ele pisar na unidade”, completou.

O secretário destaca também que os CAAs estão interligados com outras unidades de saúde e podem ser encaminhadas para UPAs ou hospitais caso necessário. Os CCAs abrem de segunda a sexta, das 7h às 19h. Nos fins de semana, a orientação é que os pacientes procurem atendimento nos centros saúdes que estão com horário ampliado para receber os pacientes com sintomas de arboviroses. 

Confira os endereços dos três Centros de Atendimento a Arboviroses (CAA) em BH:

  • CAA Centro-Sul:
  • Rua Domingos Vieira, 688 - Santa Efigênia
  • CAA Venda Nova:
  • Rua Padre Pedro Pinto, 173 - Venda Nova
  • CAA Júlia Kubitschek:
  • Rua Dr. Cristiano Rezende, 2745 - Milionários

Mortes e casos confirmados

Belo Horizonte registrou nesta quinta-feira (1º) as duas primeiras mortes por dengue em 2024. As vítimas foram uma mulher de 26 anos, com obesidade e uma idosa de 71 anos, com várias comorbidades. Elas eram moradoras do Barreiro e da Pampulha, regionais com alto índice de casos em BH. Nesta quinta, o número  de casos confirmados de dengue era de 1.414 e 83 de chikungunya.

Centros de Atendimento a Arboviroses (CAA) em Venda Nova. (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por