
A segunda estação do Move em Belo Horizonte entrará em funcionamento neste sábado (17), na Pampulha, com os mesmos problemas estruturais da São Gabriel, inaugurada em março: sinalização improvisada, falta de conforto e acessibilidade para o usuário e parte do acabamento pendente. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), 80% dos trabalhos no principal terminal da avenida Antônio Carlos estão prontos.
Com 41 mil m2, o terminal de dois andares abrigará plataformas de embarque e desembarque para passageiros de linhas alimentadoras e troncais, bilheterias, sanitários e mecanismos de acessibilidade e apoio operacional.
A 48 horas de entrar em operação, a estação passava na última quinta-feira (15) por vários ajustes, inclusive nos elevadores e escadas rolantes que permitirão o deslocamento entre as plataformas, e nem todo o equipamento das bilheterias tinha sido instalado. Também não havia bancos para os passageiros aguardarem os ônibus.
O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cezar, demonstrou otimismo quanto à estreia do espaço.
“A partir de sábado (amanhã), toda a funcionalidade do terminal de transporte estará em operação. O esquema de acessibilidade e o sistema de informação estarão operando”, disse.
PENDÊNCIAS
A BHTrans e a Sudecap afirmam que as obras viárias em andamento na região não vão interferir no atendimento aos passageiros.
“Não oferecem risco à operacionalidade do terminal nem ao usuário, pois estão isoladas”, disse o diretor de obras da Sudecap, Cláudio Marcos Neto. A previsão é a de que tudo fique pronto até junho.
Até a última quinta-feira (15), o terminal contava com placas improvisadas para indicar aos passageiros entradas e saídas. Faltavam extintores de incêndio, sinalizadores de segurança e grades de proteção.
Como ainda não há passarela, faixa de pedestre ou semáforos, chegar a pé ao terminal exigirá cuidados.
Segundo o presidente a BHTrans, a instalação de sinalização para pedestre será feita nos próximos dias para o acesso ao terminal pela avenida Portugal.
Quarenta mil pessoas vão usar o terminal nos dias úteis.
Restaurante e terminal turístico só no fim de junho
Atrativos a mais na Estação Pampulha, o restaurante com vista panorâmica para a lagoa e o terminal turístico só deverão ser entregues no fim de junho. O prazo vale também para vestiário, refeitório e salas de controle do terminal.
O viaduto que dá acesso à avenida Portugal e vai aliviar o trânsito na região também será liberado para o tráfego neste sábado (17), embora operários ainda estejam trabalhando no local.
A forma de taxação no estacionamento para 300 veículos não está certa. A BHTrans avalia se adotará a cobrança comum ou o rotativo. A expectativa é a de que moradores deixem o carro ali e usem o Move para ir ao Centro.
Neste sábado (17), três linhas troncais começarão a circular pela avenida Antônio Carlos: 50 (Estação Pampulha/ Centro – Direta); 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais); 52 (Estação Pampulha/Lagoinha).