O governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (20), que aumentou para 67 o número de microrregiões de saúde do Estado. São cinco novas cidades que passam a ser avaliadas como microrregiões: Congonhas, Araçuaí, Itaobim, São Gotardo e João Pinheiro.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a mudança permite uma análise mais individualizada das localidades e a abertura de leitos nessas cidades.
"Significa que nós conseguimos abrir mais leitos de CTI em microrregiões que ainda não tinham leitos definidos", afirmou Carlos Eduardo Amaral. A quantidade de leitos abertos não foi divulgada. A reportagem entrou em contato com a SES-MG e aguarda um posicionamento.
Uso de saliva
O secretário também informou que o governo de Minas começou, nesta semana, a orientar a rede pública estadual para a realização da coleta de saliva para teste RT-PCR de Covid-19.
Segundo o Estado, foram realizados estudos que comprovaram a eficácia do uso desse tipo de material biológico na testagem da doença. Até então, a coleta para testes era feita com base no swab (tipo de haste flexível) no nariz do paciente.
Conforme Carlos Eduardo Amaral, o uso da saliva entrega resultados na mesma velocidade, tem coleta mais confortável para o usuário e dispensa o uso do insumo swab. "É menos um insumo que podemos ter um risco de desabastecimento", afirmou.