Estado realiza mutirão para regularizar dívidas do crédito fundiário de 1.500 famílias mineiras

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/07/2016 às 18:52.Atualizado em 16/11/2021 às 04:21.

Cerca de 1.500 famílias tiveram a situação de crédito fundiário regularizada após um mutirão realizado pela  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). Moradores de ao menos 16 municípios de quatro regiões diferentes foram beneficiados através de parcerias com os bancos do Nordeste e do Brasil a participantes de programas e que estavam com débitos até 2012.

“Os beneficiários do crédito fundiário contrataram a proposta há muitos anos e algumas famílias não conseguiram pagar suas parcelas. Sem essa renegociação, dificilmente elas conseguiriam pagar toda a dívida”, disse o coordenador de Regularização da Diretoria de Crédito Fundiário, Carlos Nonato. Ao final, 59 propostas foram encaminhadas aos agentes financeiros para a renegociação.

O mutirão atendeu o Noroeste, Triângulo, Rio Doce e Norte de Minas, com ações em Jaíba, Verdelândia, Janaúba, Nova Porteirinha, Resplendor, São Geraldo do Baixo, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Arinos, Montes Claros, Bonfinópolis de Minas, João Pinheiro, Uberaba, Uberlândia, Campo Florido e Divisa Nova.

A partir da renegociação, as famílias inadimplentes podem regularizar o quadro social. “Pessoas que não estavam na escritura vão poder ingressar-se e podem, inclusive, participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, disse Nonato.

O prazo para os beneficiários entregarem a documentação venceu no dia 30 de junho último. Não há outra data para renegociação de dívidas nem entrega de documentos. Caso não haja o pagamento da dívida, as famílias podem sofrer consequências como a execução da dívida, podendo acarretar na penhora da terra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por