Natal da Mineiridade

Estado recebe inscrições de projetos para decoração de Natal e programação cultural de fim de ano

Serão selecionadas as propostas conectadas às tradições de Minas

Raquel Gontijo*
raquel.maria@hojeemdia.com.br
09/10/2023 às 12:41.
Atualizado em 09/10/2023 às 12:59
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Atrações culturais de Natal em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas poderão receber investimentos. O edital da premiação foi publicado nesta segunda-feira (9), e as inscrições podem ser feitas até o dia 30. Serão destinados R$ 2 milhões para atividades natalinas na capital e R$ 3 milhões para o restante do Estado. 

Os projetos podem incluir diversas atividades relacionadas à tradicional festa, como gastronomia, cantatas, espetáculos, manifestações artísticas, entre outros.

Além do edital de seleção de projetos para o “Natal da Mineiridade”, serão destinados recursos aos projetos da tradicional iluminação da Praça da Liberdade, em BH, e para iniciativas que contemplam as luzes, os shows e as apresentações no Circuito Liberdade.

Segundo o governo de Minas, neste ano o “Natal de Mineiridade” tem como objetivo promover a riqueza cultural do território mineiro, democratizar o acesso às práticas culturais e posicionar Minas como um dos principais destinos turísticos de fim de ano. A expectativa dos realizadores é atrair mais turistas e estimular a geração de emprego e renda.

Na capital, o valor será dividido entre o projeto a ser executado na região central de BH e as diferentes iniciativas promovidas nas áreas periféricas do município. “Nós pensamos que é necessário ter um olhar além da praça, para a periferia, para que as pessoas se sintam envolvidas no Natal e também para o interior de Minas. Esse é o nosso intuito, abraçar a cidade e a diversidade cultural e representá-la no Natal”, justificou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Segundo a Cemig, no ano passado, 220 municípios aderiram ao Natal da Mineiridade. Cerca de 2,5 milhões de turistas passaram pelas cidades, o que representou crescimento de 60% em relação a 2021. No transporte aéreo, houve aumento de 17% de pousos de aeronaves no Aeroporto de Confins.

Quem pode participar

Podem participar do edital projetos artísticos e culturais de pessoas físicas e/ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, cujos projetos sejam aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Leic).

Os interessados em participar do edital, mas que ainda não tenham seus projetos inscritos na Leic, poderão fazer o cadastro das propostas na plataforma da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Depois da inclusão na plataforma o participante deverá fazer o cadastro no formulário da Cemig no site da companhia www.cemig.com.br

Após o prazo de inscrições, a comissão julgadora fará a análise técnica dos projetos até 22 de novembro. A previsão é de que o resultado definitivo dos projetos aprovados seja publicado em 4 de dezembro.

O edital completo está disponível no site da Cemig, no endereço www.cemig.com.br

*Com informações da Cemig.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por