Estelionatários que aplicavam golpes em servidores públicos são presos pela Polícia Federal

Do Portal HD (*)
22/01/2013 às 13:26.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:53

Uma quadrilha de estelionatários que tinha como alvos servidores federais aposentados foi desarticulada nesta terça-feira (22) durante uma operação da Polícia Federal (PF). Pelo menos sete pessoas que estavam envolvidas no esquema foram presas em Belo Horizonte, Brasília, São Luiz, e em Parauapebas, no Pará.

Conforme a PF, os estelionatários se apresentavam como funcionários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadores, juízes, procuradores e advogados para solicitar às vítimas depósitos de determinadas quantias.

Os golpistas alegavam que os valores correspondiam a custas judiciais ou, até mesmo, honorários advocatícios de processos judiciais que as beneficiariam. Para isso, eles possuíam arquivos contendo dados pessoais dos servidores públicos, como RG, CPF, telefone e endereço. Com os dados os estelionatários conseguiam, além de estabelecer um vínculo de confiança, se passar por funcionários do Poder Judiciário, detentores de informações privilegiadas.

Batizada de "Operação Bloqueio", a ação é resultado de um inquérito aberto a pedido do Conselho Nacional de Justiça, que encaminhou denúncias feitas à Ouvidoria do CNJ. A ouvidoria recebeu e encaminhou à Polícia Federal mais de 100 denúncias envolvendo os golpistas. Além dos mandados de prisão temporários expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal da Seção Judiciária do DF, também foram concedidos três mandados de busca e apreensão, todos no Distrito Federal.

 

(*) Com informações da Agência de Notícias da Polícia Federal

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por