O acidente envolvendo um caminhão-tanque, que tombou e pegou fogo próximo ao Anel Rodoviário, no bairro Goiânia, região Nordeste de Belo Horizonte, também pode ter provocado danos ao meio ambiente. O combustível derramado pelo veículo de carga pode ter atingido cursos d'água da região. O alerta foi feito pelo Corpo de Bombeiros.
Parte dos 10 mil litros de etanol, 10 mil litros de gasolina e 3 mil litros de diesel que estava no tanque da carreta acabou escorrendo pelas canaletas da via, alcançando a rede pluvial, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Henrique Barcellos.
“Ainda não temos confirmação de contaminação, mas pode sim ter adentrado em algum local de captação de chuva e ter se acumulado em algum ponto”.
Conforme o porta-voz dos Bombeiros, essa análise não é feita pela corporação. O Hoje em Dia entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Tragédia
O acidente ocorreu na madrugada desta quinta. Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas. O motorista do caminhão foi projetado para fora e morreu na hora. Moradores sofreram queimaduras e inalaram fumaça. Eles foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) João XXIII.
Pelo menos dez casas foram atingidas pelas chamas após a explosão. Bombeiros ainda atuam no local nesta tarde. O veículo só foi rebocado por volta das 15h.