Começa a valer, a partir desta terça-feira (17), a nova lei que obriga produtoras de eventos em Belo Horizonte a oferecer água gratuita ou permitir que público entre com garrafas de água.
Conforme a decisão assinada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) e publicada hoje no Diário Oficial do Município (DOM), a proibição da entrada de água será permitida apenas em casos em que os organizadores disponibilizarem bebedouros, realizarem distribuição de embalagens com água adequada para consumo ou mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor em qualquer caso.
Ainda conforme o texto, os “promotores de eventos devem adotar medidas adequadas às condições meteorológicas previstas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento, para promover o conforto térmico do público."
Em caso de descumprimento, os organizadores poderão ser multados.
Morte por causa de calor
O projeto sobre a nova lei que começa hoje na capital foi incentivado após a morte Ana Clara Benevides Machado, uma jovem de 23 anos que passou mal durante o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro e morreu. De acordo com o laudo de necropsia, a vítima teve uma exaustão térmica causada pelo calor. O caso chocou o país chamando a atenção para a necessidade de melhorias durante eventos.