(Dione Afonso)
O servidor público e ex-agente penitenciário Pedro Araújo Maia foi nomeado superintendente de segurança prisional da Secretaria de Administração Prisional (Seap) de Minas Gerais. A designação, feita pelo governador Romeu Zema (Novo), foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira (30).
"Informamos que a mudança faz parte da rotina de gestão prisional da secretaria", afirmou a Seap em nota encaminhada para a reportagem, sem detalhar o motivo da substituição do cargo que era ocupado por Wilton Ney Martins.
A superintendência de segurança está subordinada à Subsecretaria de Segurança Prisional (Susep), que é um braço da Seap.
Perfil
Maia é natural Montes Claros, na região Norte de Minas, e tem passagem por diversos setores do sistema prisional. Ele já atuou na carceragem, trânsito interno, muralha, escolta e coordenação de equipe.
O novo superintendente também foi diretor do Presídio Regional de Montes Claros e da Penitenciária Francisco Sá, ambas no Norte de Minas. Além disso, Maia chefiou a 11ª Região Integrada de Segurança (Risp), responsável pela segurança de Montes Claros.
O superintendente também é formado em serviço social e direito, sendo pós-graduado em direito penal e processo penal.