Ex-vereador do interior de Minas suspeito de tráfico de drogas é preso nos EUA
Prisão do alvo é fruto da atuação conjunta da PM, com apoio do MPMG, Polícia Federal, Interpol e Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos
Um foragido da Justiça que integrava a lista dos mais procurados de Minas - elaborada pelo Ministério Público - foi preso nos Estados Unidos. Suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, ele foi vereador em uma cidade mineira, segundo a Polícia Militar.
A prisão ocorreu nessa quarta-feira (1), após acompanhamento da Diretoria de Inteligência da PM. A ação contou com apoio da Polícia Federal (PF), da Interpol e do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
O suspeito era um dos principais alvos do programa “Busca”, do MP. Segundo informações do órgão, o procurado era parlamentar em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha.
Durante o mandato, ele teria se envolvido com o tráfico de drogas na cidade. Ainda segundo a polícia, o foragido utilizava veículos oficiais para praticar o crime. O investigado foi denunciado por manter, em casa, em depósito, mais de 1kg de maconha, bem como munição e um carregador de pistola calibre 9mm.
O material foi apreendido, em 27 de agosto de 2021, durante ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão. Na ocasião, o vereador fugiu do local e, posteriormente, da cidade, acompanhado da esposa, então funcionária da prefeitura local, e de seus quatro filhos.
A família teria ficado em Sorocaba (SP). Após investigações, a PM verificou que o foragido viajou para os EUA somente com a esposa e o filho menor, deixando os demais na cidade paulista. O alvo foi identificado e inserido na lista de procurados da Interpol pelo poder judiciário local.
Em um primeiro momento, ele foi identificado na cidade de Sacramento, na Califórnia, e, após nova fuga, foi preso em Sandy, no estado de Utah. Ainda não há previsão para a deportação.
O Ministério Público ressalta que qualquer cidadão que tem informações sobre a localização de procurados pode denunciar à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais pelos telefones 127 e (31) 3330-9504 ou ainda por meio do portal da instituição. A denúncia é sigilosa.
Mais procurados em Minas
Nesta quinta, o Hoje em Dia mostrou o balanço de ações de outra lista dos criminosos mais procurados de Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança e Justiça (Sejusp), oito em cada dez bandidos que tiveram o nome inscrito já foram encontrados pelas forças de segurança.
Em seis edições do programa – que faz uma divulgação maciça de foragidos da Justiça, todos de alta periculosidade –, 59 dos 74 alvos acabaram atrás das grades ou mortos em conflito. Na atual, que também entra no balanço, dois a cada três bandidos já foram tirados de circulação.