No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, médicos oftalmologistas vão realizar exames gratuitos para tentar identificar possíveis casos da doença em Belo Horizonte. O evento ocorrerá neste domingo (26), no Parque Municipal, região central da capital.
De acordo com a Prefeitura, o atendimento ocorrerá das 8h às 12h. Durante a ação haverá testes para medir a pressão intraocular e avaliar o nervo óptico, que são resultados importantes para a prevenção da doença. Todo o processo será realizado de maneira agilizada, não durando mais que oito minutos.
Qualquer pessoa poderá participar das ações, independentemente da idade. Aqueles que tiverem alteração nos exames terão uma consulta oftalmológica agendada em um serviço do SUS-BH.
No local os cidadãos também poderão esclarecer as dúvidas e receber orientações quanto aos fatores de risco e a importância de se fazer o acompanhamento oftalmológico desde a infância.
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo. É uma doença progressiva do nervo óptico que pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma.
Por ser silenciosa, a prefeitura reforça que é preciso que a população entenda a necessidade de se consultar com o médico oftalmologista regularmente. Os sinais só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa está perdendo a visão periférica e vê bem o que está na frente, mas não enxerga o que está dos lados.
A rede SUS-BH oferece toda a assistência necessária para as pessoas com glaucoma, desde a avaliação e diagnóstico até o acompanhamento contínuo e o tratamento. Para solicitar a consulta oftalmológica pelo SUS, basta procurar o centro de saúde de referência. O endereço das 152 unidades pode ser verificado no portal da Prefeitura.