(Marcelo Horta)
Vai até sábado (10), na área externa do Parque Municipal Américo Renné Gianetti, a exposição de fotos do projeto “Gente de Bicas”, do fotojornalista mineiro Marcelo Horta. A mostra reúne 30 imagens realizadas na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, na cidade de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nas imagens, o fotógrafo retrata mulheres trans em privação de liberdade na primeira penitenciária do Brasil a receber pessoas LGBTQIAP+.
Após o período de exposição no Parque Municipal, a mostra segue para a área externa do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro no dia 13 de dezembro e fica exposta até 2 de janeiro de 2023.
(Marcelo Horta)
De acordo com Horta, “a penitenciária estava sofrendo com o aumento do índice de suicídio” e a intenção do trabalho “é humanizar e trazer um olhar sensível para essa população.”
“Foram dois dias de fotos. No primeiro, trabalhamos a imagem do cotidiano, fotografando os momentos nas oficinas e nos cuidados com a horta e salas de aulas. No segundo, realizamos a montagem de um estúdio, fazendo com que cada uma tivesse seu momento de modelo. Foi um trabalho de booking para cada uma”, explicou.
(Marcelo Horta)
Para Horta, qualquer trabalho feito para dar dignidade, carinho e amor, e para valorizar e estimular os direitos humanos, é válido.
“É da maior importância que pode existir: valorizar o ser humano. De todos os trabalhos que já fiz, talvez esse tenha mexido mais com o meu emocional, por ter observado o olhar delas para vida. É fundamental que todos enxerguem que, lá dentro, temos pessoas como nós”. diz.
Serviço
Até 10/12
Parque Municipal Américo Renné Gianetti (Av. Afonso Pena, Centro)
13/12 e 2/1/2023
Museu Mineiro/Arquivo Público Mineiro (Av. João Pinheiro, 342, Lourdes)
Informações: (31) 3236-7400
Leia mais
Alunos de escola que foi alvo de pichações nazistas e vandalismo voltam à sala de aula
Terça-feira tem definição de últimos classificados para as quartas de final; veja duelos e horários