Após Natal barulhento

Faixas proibindo 'rolezinhos do grau' e 'rangangan' são colocadas em bairros de BH

Novo Aarão Reis e Cabana do Pai Tomás receberam faixas nesta semana

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
29/12/2023 às 09:55.
Atualizado em 29/12/2023 às 10:55
 (Reprodução Redes Sociais)

(Reprodução Redes Sociais)

Após a caótica noite de Natal em que vários bairros de Belo Horizonte registraram os conhecidos “rolezinhos do grau” e “rangangan”, faixas com "proibições" contra os participantes desses eventos foram colocadas em dois bairros da capital nessa semana.

No bairro Cabana do Pai Tomás, região Oeste, uma faixa foi colocada na rua Independência na quinta-feira (28) com o texto: Atenção, é expressamente proibido cortar giro, puxar cabral, andar sem o cano de descarga ou sem o filtro. Sujeito a cobrança”. Quem colocou não se identificou. Segundo um morador que pediu para não ser identificado, a faixa foi retirada pela Polícia Militar na noite do mesmo dia. 

Já no bairro Novo Aarão Reis, na região Norte de BH, três faixas foram colocadas ao longo da avenida Detetive Eduardo Fernandes com os seguintes dizeres: "Proibido cortar giro, grau, incomodar os moradores, roubos e furtos na quebrada. Sujeito a tomar cacete. Não nos responsabilizamos pelos danos e nem pelas consequências.”


(Reprodução Redes Sociais)

(Reprodução Redes Sociais)

As faixas foram retiradas em menos de 24 horas após serem colocadas. Não há informações sobre quem colocou e quem tirou os avisos.

Nas redes sociais, moradores dos dois bairros se manifestaram sobre os casos. Em um dos comentários, uma moradora diz que os “rolezinhos são só baderna, e quem sofre são os autistas, idosos e cães”. Em segundo, ele pede que faixas sejam colocadas no bairro dele, que também estaria sofrendo com os "rolezinhos".

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar sobre os dois casos aguarda retorno.

No bairro Alto Vera Cruz, região Leste, já havia sido colocada, em maio, uma faixa com a mensagem “Proibido grau, gangan, empinar moto e transitar acima de 40 km/h. Ass: pau no gato”.

Operação contra rolezinhos

Para combater os "rolezinhos do grau", que transformaram a véspera e o dia de Natal em pesadelo em diversas cidades mineiras, a Polícia Militar lançou, na quarta-feira (27), uma megaoperação no Estado que contará com policiamento de helicóptero e motos potentes.

A operação Ano Novo seguirá até o 1º de janeiro. Em BH, o policiamento será reforçado com mais policiais nas ruas e 190 motocicletas. O setor de inteligência da PM vai monitorar as redes sociais, ferramenta utilizada pelos participantes dos "rolezinhos" para se agruparem. 

De acordo com o Código de Posturas do município (Lei 8.616/2003, artigo 189), é permitida a instalação de faixa e estandarte no logradouro público quando transmitirem, exclusivamente, mensagem institucional, veiculada por órgão ou entidade do Poder Público.

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por