O abastecimento de água em Ouro Preto, na região Central de Minas, está em alerta. Nesta sexta-feira (29) o Serviço Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto dea cidade (SAMAE) informou que nos últimos dias os sistemas de captação de água do município atingiram índices preocupantes, com decréscimo de mais de 50% de sua capacidade.
Segundo a prefeitura, a principal Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, a Itacolomy, está operando em condição limite, com o sistema de distribuição muito abaixo de sua capacidade normal.
Conforme informações a responsável pelo abastecimento da cidade, há possibilidade de racionamento de água em alguns períodos do dia para que possa ser garantida a distribuição igualitária em todos os bairros atendidos por este sistema na cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, o município está em estado de escassez crescente sem nenhuma perspectiva de aumento do volume, uma vez que não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.
Na Zona da Mata, moradores de Viçosa também estão apreensivos com a escassez de chuva na região. Com o reservatório do Ribeirão São Bartolomeu abaixo do recomendável, a cidade deve adotar o racionamento no abastecimento nesta segunda-feira (1º).