Famílias de Paracatu conhecerão três opções para a reconstrução da comunidade

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
08/06/2016 às 16:32.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:48
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

As famílias de Paracatu, um dos subdistritos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco em novembro do ano passado, terão a chance de conhecer três opções de terrenos para a reconstrução da comunidade. A expectativa é que a escolha seja finalizada no dia 18 de julho.

O processo será semelhante ao ocorrido com Bento Rodrigues.Os moradores serão informados sobre a qualidade do solo, geologia, vegetação, cavidades e outras características técnicas estudadas. Também poderão esclarecer dúvidas antes da votação.

Os terrenos Joel, Toninho e Lucila estão localizados em um raio de até 5 km da antiga Paracatu e 36 km do centro de Mariana. As áreas foram selecionadas de acordo com os sete critérios estabelecidos pela própria comunidade: abastecimento de água, disponibilidade de energia, proximidade à Paracatu de Baixo, facilidade de acessos, manutenção da vizinhança de Paracatu, acesso à transporte público e relevo-topografia adequada.

Ao todo foram analisadas pela Samarco 24 opções. Membros da comunidade participaram das análises, que aconteceram em 18 encontros temáticos. Assim que o terreno for escolhido, terá início a discussão sobre o projeto arquitetônico e urbanístico do novo distrito.

Nesta fase, a comunidade definirá a localização dos bens públicos, como praça, templos religiosos, escola, posto de saúde e campo de futebol, além de padrões construtivos das moradias. Depois, serão definidos os detalhes de cada uma das residências que serão entregues. A expectativa é que os projetos fiquem prontos até o fim do ano, com a entrega do local até 2019.

Comunidade de Gesteira

A comunidade de Gesteira, distrito de Barra Longa, também irá conhecer, nos dias 10 e 11 de junho, as áreas onde possivelmente serão  reconstruídas as propriedades impactadas pelo rompimento. Entre elas igreja, salão paroquial, campo de futebol e 8 casas.

As duas áreas identificadas, denominadas de Fazenda Macacos e Sr. Clécio, estão localizadas próximas à quadra central do distrito, atendendo a um dos critérios estabelecidos pela comunidade.

A previsão é que a votação aconteça até o final de junho, com a participação de todas as famílias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por