Moradores de Belo Horizonte que estão com sintomas de dengue - como febre, manchas vermelhas na pele e dores musculares, nas articulações, de cabeça ou atrás dos olhos - devem ficar atentos aos locais para buscar socorro neste fim de semana.
Nesta sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31), 12 centros de saúde estarão em funcionamento. É importante destacar que não haverá aplicação de nenhuma dose de vacina nesses três dias.
Confira as unidades e os horários de funcionamento:
Barreiro
Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol: das 7h às 19h
Centro-Sul
Centro de Saúde Carlos Chagas: das 7h às 19h
Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: das 7h às 19h
Nordeste
Centro de Saúde São Paulo: das 7h às 19h
Centro de Saúde Conjunto Paulo VI: das 7h às 19h
Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: das 7h às 19h
Centro de Saúde Floramar: das 7h às 19h
Pampulha
Centro de Saúde Santa Terezinha: das 7 às 19h
Venda Nova
Centro de Saúde Jardim Europa: das 7h às 19h
Centro de Saúde Santa Mônica: das 7h às 19h
Centro de Saúde Serra Verde: das 7h às 19h
Centro de Saúde Rio Branco: das 7h às 22h
Os endereços de todos os centros de saúde podem ser verificados no portal da prefeitura.
Assistência em outras unidades
Além dos centros de saúde, as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão diariamente, por 24 horas. A prefeitura também mantém o funcionamento de dois hospitais temporários, nas regionais Oeste e Venda Nova, e de um hospital de campanha, na regional Norte.
Estão abertos ainda três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Centro-Sul, Barreiro e Noroeste. Esses equipamentos são porta aberta e ofertam, durante todos os dias da semana, cuidado de forma espontânea às pessoas que apresentam febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.
Também estão funcionando, durante 24 horas, três Unidades de Reposição Volêmica (URVs), que recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua. Há também uma URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, que foram abertas em parceria com a Fhemig e atendem os usuários durante 24 horas.
* Com informações da PBH
Leia mais: