Começou nesta segunda-feira (8) e vai até domingo (14) o 3º Festival Criatura, que vai trazer uma extensa programação cultural e educativa. Entre os dias 8 e 12 acontecem as atividades descentralizadas e, nos dias 13 e 14, acontece toda a programação de shows, apresentações e exposições no Museu Mineiro.
Nos fim de semana, estão previstas 24 apresentações em 13 horas diárias de música e dança distribuídas em dois palcos. Shows de Bia Nogueira, que propõe a fusão da MPB com o pop, e Dom Pepo, que transita entre Villa-Lobos e o rap, estão na programação.
Na dança, a tradicional apresentação do Movimento Soul une a discotecagem dos DJs Nem Black e Tomás Amaral à apresentação de dançarinos da velha guarda do soul da capital. Quem quiser disputar a batalha de passinhos funk da Disputa Nervosa Lá da Favelinha, deve ficar atento. As inscrições serão feitas uma hora antes da batalha, no sábado (13), às 17h, no evento.
Nos dois dias, exposições de Efe Godoy, artista transgênero, e do Homem Gaiola, artista digital que apresentará no festival uma instalação. Também estarão expostos uma instalação digital do Studio Abstrato.
Daniel Pettersen,um dos realizadores do Criatura, explica que o evento é uma oportunidade de interação e imersão na proposta artística do festival e convoca a participação social. “O conceito é a troca de saberes e a seleção dos temas, dos educadores e dos artistas que se apresentam visa a diversidade que faz desses momentos ferramenta de conexão cultural para nossa cidade.", afirma.
Na frente educativa, serão ofertadas 17 oficinas e mais de 300 vagas destinadas aos moradores da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ideia é que o aprendizado da técnica se converta em vivências coletivas que culminem no surgimento de novas sensibilidades e formas de se comunicar artisticamente em no cotidiano.
Entre os destaques estão a oficina de construção de bonecos com Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, a oficina de direção, com o diretor de cinema Affonso Uchoa, a oficina de preparação de atores para o cinema, com a atriz Mariana Ruggiero e outras 14 possibilidades em diversas áreas.
Entre os dias 8 e 12 a capital mineira também sediará cinco mostras de cinema. As três mostras descentralizadas acontecem entre os dias 8 e 10, nos Centros Culturais Venda Nova, Liberalino Alves e Vila Santa Rita. Em cada dia, serão apresentados quatro curtas-metragens selecionados pela curadoria do Festival Criatura, um filme convidado e um debate com diretores mineiros.
Já entre os dias 11 e 12 as mostras acontecem no Museu Mineiro com os filmes convidados e, depois dos debates com os diretores, haverá momentos interativos com apresentações de DJs e exposições no bar do evento.
A feira de artes visuais traz como expositores Arado, Clara Valente, Drones e João Maciel. Os artistas expõem trabalhos que retratam paisagem urbanas e rurais por meio de técnicas variadas. Já a feira de publicações traz Line Lemos, Phonte 88, Paulo Nazareth, 1000Contra, Polvilho e Relicário com quadrinhos, gravuras e experimentações.
Já a feira de gastronomia é novidade da terceira edição e traz propostas que compõem a identidade coletiva da cidade, como tropeiro, frango com quiabo e tira-gostos tradicionais de botecos belorizontinos.
Serviço:
3º Festival Criatura
8 a 14 de agosto
Programação completa neste link
Os ingressos para os dias 13 e 14 custam R$ 10 (meia entrada) e R$ 20 (inteira) e podem ser comprados neste link