O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não compareceu à cerimônia de entrega do Grande Colar, em Ouro Preto, neste domingo (21), devido a problemas de saúde. Aos 92 anos, o ex-presidente se encontrará posteriormente com o governador Romeu Zema (Novo) para que possa receber pessoalmente a honraria.
Vale ressaltar que a medalha não pode ser entregue a terceiros e por isso a necessidade do encontro entre as autoridades. FHC foi escolhido como homenageado em 2024, ano que completa 30 anos da implementação do plano Real, medida econômica que estancou a inflação que o país vivia na década de 90. Na época, Fernando Henrique Cardoso era ministro da Fazenda durante o governo do ex-presidente Itamar Franco.
Além do Grande Colar, outras 170 pessoas foram agraciadas em Ouro Preto. 40 receberam a Grande Medalha, 58 a Medalha de Honra e 72 a Medalha da Inconfidência. A honraria foi concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
A cerimônia foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Leia mais