SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Fiéis levam animais de estimação para receber benção na Igrejinha da Pampulha nesta terça

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
05/10/2022 às 07:16.
Atualizado em 05/10/2022 às 07:16

Diversos fiéis compareceram à Igreja São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha, nesta terça-feira (4) levando seus animais de estimação para receberem a bênção católica.

A celebração aconteceu em diversas igrejas da capital mineira em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido na igreja católica como o padroeiro dos animais. 

Em meio a pets mais tradicionais, como cãezinhos e gatos, estava o cavalo Kamikaze. Com quase cinco anos de vida, o animal já ficou entre a vida e a morte e, hoje, foi levado até a Pampulha para receber a bênção espiritual. 

Samyra chamou atenção ao levar seu cavalo Kamikaze para receber a bênção católica (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Samyra chamou atenção ao levar seu cavalo Kamikaze para receber a bênção católica (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

“Ele já sofreu maus tratos de pessoas próximas que eu confiava e escuto comentários maldosos sobre ele com certa frequência. Por isso, andamos sempre com um terço e sempre faço uma oração antes de montá-lo”, afirma a estudante de veterinária Samyra Lobo. 

Com 20 anos de idade, a jovem monta desde os dois e, agora, tem vencido diversas competições de salto com o Kamikaze. 

Benção ocorreu em diversas igrejas de BH, entre elas a Igrejinha da Pampulha (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Benção ocorreu em diversas igrejas de BH, entre elas a Igrejinha da Pampulha (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

“Sou apaixonada por animais. Tenho mais três cavalos, quatro cachorros, um coelho e diversas aves ornamentais. É sempre bom trazer bênção para a vida deles e, além de hoje, sempre levo o Kamikaze em outras bênçãos nas igrejas da cidade”, conta. 

Quem também esteve por lá, estreando em sua primeira bênção, foi a autônoma Juliana Eliana. Ela viu na televisão a notícia sobre o evento e fez questão de levar Teodor, um cãozinho da raça Shih-tzu de sete anos. 

“Ele é um integrante da família e é muito importante para nós. Vim agradecer pelo fato de termos ele conosco e pedir que ele ainda viva muitos anos”, falou. 

Segundo ela, Teodor é uma companhia constante em sua rotina e o vínculo entre os dois é fortíssimo. 

Juliana Eliana foi agradecer pela vida do seu cãozinho Teodor (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Juliana Eliana foi agradecer pela vida do seu cãozinho Teodor (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

“Ele já participou de momentos difíceis da minha vida e acabamos criando um amor muito forte por ele. Há seres humanos que não têm o coração tão puro quanto o dele”, garante.  

Nesta terça-feira (4), dia de São Francisco de Assis, igrejas católicas de Belo Horizonte convidam os fiéis a participarem da bênção das criaturas. Na ocasião, diversos bichos de estimação, como cães, gatos e pássaros, recebem a bênção do padre.

Quem foi São Francisco?

Nascido na Itália, em 1182, Francisco de Assis renunciou aos bens materiais e dedicava-se aos doentes e pobres. Ele pregava a humildade absoluta e o amor aos pássaros e à natureza.

O dia de São Francisco relembra a data da morte do religioso, em 4 de outubro de 1226, aos 44 anos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por