Folia

Fila no Expominas: ambulantes de BH buscam credenciais para o Carnaval 2025

Primeiro dia de entrega de credenciais tem fila, mas com avaliação de processo mais organizado

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/02/2025 às 09:02.Atualizado em 11/02/2025 às 09:29.
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)
(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Com a expectativa de boas vendas, os vendedores ambulantes cadastrados para atuar no Carnaval de Belo Horizonte 2025 começaram a retirar as credenciais nesta terça-feira (11), no Expominas, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte.

Pela manhã, a fila era grande, mas quem esteve no local, avaliou que o processo está mais organizado que no ano passado. "Cheguei pouco antes das 8h, a fila estava grande, mas tá andando rapidinho, tá bem mais organizado", disse Alessandra Rodrigues, 43 anos. Segundo ela, a expectativa de vendas é a melhor possível. "Vou vender bebidas e acessórios para os foliões e, além de garantir uma renda extra, vou contribuir para a festa", disse.

Já Ricardo Raimundo, 46, contou que encontrou muita gente na fila, mas diferente do ano passado, o processo está ágil. "Tá andando rapidinho, apesar de ter muita gente. E sem falar que esse local é melhor pra gente, mais humanizado", avaliou. E a confiança de vendas positivas é grande, segundo ele. "Espero um retorno 30% maior que o do ano passado", disse.

No Expominas, A entrega das credenciais será feita por ordem de chegada. O ambulante deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do protocolo gerado no cadastro. Serão realizadas a entrega de até 2.800 credenciais por dia.

Para Bárbara Menucci, presidente da Belotur, avaliou que o início da entrega das credenciais está bem positivo, pois houve muitas reuniões para que tudo ocorra bem.

"O processo foi totalmente co-criado com a associação dos ambulantes e fazendo estudo de outras praças. O cadastramento foi totalmente online, como acontece no Rio e Salvador, e limitamos o número de ambulantes que foi uma demanda trazida pela associação, e também uma escuta de foliões e registros nas ouvidorias na Belotur, que o número de ambulantes estava excessivo no carnaval", disse.

Segundo ela, além de estrutura da Expominas ser melhor, parceiros do Carnaval de BH realizam ações para os ambulantes.

"Essa entrega ocorre aqui no Expominas, espaço amplo, aberto, para o ambulante poder vir tirar a credencial com mais tranquilidade. Tem ainda ação dos parceiros, da Ambev, que é a patrocinadora do carnaval, venda de produtos, retirada de brindes, como isopor, colete, materiais que são muito úteis para os ambulantes. É importante dizer que foi tudo co-construído, sentamos na mesa e criamos o processo de cadastramento. Foram 19 mil inscrições, e desses, 11.600 ambulantes foram validados. Isso quer dizer que nesse processo online conseguimos tirar ambulantes com inconsistências de documentação, tudo para ter nosso carnaval mais seguro", enfatizou.

Atendimento 

O atendimento aos vendedores de bebidas e adereços durante a folia segue até sábado (15), das 8h às 17h. A entrega das credenciais será feita por ordem de chegada. O ambulante deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do protocolo gerado no cadastro. Serão realizadas a entrega de até 2.800 credenciais por dia. 

. As inscrições para trabalhar na festa foram realizadas online. 

Segundo a PBH, quem ainda tiver dúvidas sobre o processo de cadastramento e credenciamento deve enviar os questionamentos para o email: diretoria.belotur@pbh.gov.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por