Gin e uísque batizados

Fim da linha para distribuidoras suspeitas de falsificar bebidas e sonegar R$ 6,5 milhões em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
26/09/2023 às 13:13.
Atualizado em 26/09/2023 às 15:01

(Divulgação / SEF-MG)

Três distribuidoras de bebidas de Belo Horizonte foram alvo de uma operação da Receita Estadual e da Polícia Civil (PCMG), na manhã desta terça-feira (26). As empresas, são suspeitas de receber e vender produtos falsificados, além de sonegar cerca de R$ 6,5 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Entre as mercadorias adulteradas, estão bebidas como gin, vodca e uísque. A ação criminosa coloca em risco a saúde dos consumidores. As autoridades também destacaram os prejuízos aos cofres públicos em um dos segmentos econômicos mais importantes do Estado, o de bares e restaurantes.

Operação

Cerca de 25 servidores da Receita Estadual e da Polícia Civil participaram da operação nesta terça. Os investigadores apreenderam documentos para verificar registros de entradas de mercadorias, notas fiscais, estoques de bebidas e informações contábeis, para confirmar os indícios das irregularidades. Os órgãos não informaram se alguém foi preso nem os endereços das distribuidoras.

De acordo com a Receita Estadual, a operação de combate à sonegação fiscal no setor de bebidas em Belo Horizonte é a primeira etapa da ação que antecede o período de vendas de fim de ano no setor e um passo importante na direção de uma economia mais justa e próspera.

O superintendente de Fiscalização da Receita Estadual, Carlos Renato Machado Confar, disse que outras ações estão em andamento. Além disso, pediu que a população denuncie os casos suspeitos (clique aqui e veja como).

“A Receita reitera seu compromisso em manter a fiscalização eficaz e garantir que todos contribuam de forma justa para o desenvolvimento de Minas Gerais, inclusive com novas ações em outros alvos em estudo em todo o estado. A participação da sociedade, por meio de denúncias e apoio à legalidade, é fundamental nesse processo”.

  nome da operação, “Old Seven”, é uma alusão à implementação de um sistema de registro de destilarias pelo governo dos Estados Unidos, em 1866, para regulamentar a produção de destilados e taxar as bebidas alcoólicas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por