Fim de férias, e quem está em Belo Horizonte e cidades do entorno ainda pode aproveitar os últimos dias de atrações voltadas para a garotada e toda a família nos dois maiores parques ecológicos particulares da região metropolitana da capital. O Instituto Inhotim e o Vale Verde são boas pedidas.
No Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo, a diversão no espaço alia cultura e educação ambiental. “Aqui, lazer e meio ambiente nunca se separam. É a relação que temos com a arte e a natureza, baseada nas duas coleções que temos: a de arte contemporânea e o jardim botânico”, ressalta Morgana Rissinger, coordenadora de programação cultural.
As crianças que participarem da Colônia de Férias Pequenos Propositores, dentro das galerias ou diante de obras instaladas pelos jardins, serão instigadas a pensar o que teria inspirado os artistas ao produzirem as obras expostas.
GRATUIDADE
E falta de dinheiro para o ingresso no Inhotim não é desculpa. Como as atividades da colônia acontecem às terças-feiras, sábados e domingos de janeiro, das 11h às 16h, dá para aproveitar a gratuidade oferecida na terça. “Nos outros dois dias o ingresso custa R$ 28, e crianças de até 5 anos não pagam”, lembra Morgana.
Mas atenção. Serão oferecidas apenas 15 vagas para a colônia por dia. As inscrições devem ser feitas na Central de Informações do Inhotim, pelo e-mail info@inhotim.org.br.
PAÍS DO FUTEBOL
No Vale Verde, um oásis na área urbana, em Betim, na Grande BH, as atrações ficam por conta de um espaço de brinquedos radicais, o alambique e museu da cachaças, viveiros, maternidade e criatório de aves, parque de pesca e restaurante. Até o dia 2 de fevereiro, os visitantes serão embalados pela temática que vai tomar conta do país este ano: a Copa do Mundo de futebol.
De quarta a domingo, uma programação diferente no espaço, como o futebol de botão e o jogo de memória gigante. “Nossa ideia foi valorizar a cultura brasileira com um dos expoentes mais fortes: o futebol. Assim, trouxemos um pouco da magia e da diversão que o futebol oferece para dentro do parque, para que crianças e adultos possam aproveitar bastante esse período de férias”, explica Lívia Camargo, coordenadora de lazer e recreação do Vale Verde.
Enquanto as crianças se divertem, os pais podem se aventurar na tirolesa, water ball, pedalinho e o Viveiro Encantado do Lóris. O Vale Verde fica na rua Ary Barbosa da Silva, 950, bairro Vianópolis, em Betim. Mais informações no telefone (31) 3079-9171 e no site www.valeverde.com.br. l
“Com a nossa ajuda, estes produtores vão explorar o bioma sem prejudicá-lo”, afirma. A primeira medida será desenvolver um diagnóstico participativo para entender melhor o negócio das famílias. Em seguida, um plano de ação será elaborado, com o objetivo de orientar a capacitação para a gestão dos empreendimentos. Neste âmbito, os empreendedores receberão assessoria jurídica e contábil, além de apoio direto à elaboração de projetos para acesso a crédito ou a novos mercados, conforme for definido no plano de ação.
A produção sustentável é outro pilar a ser desenvolvido. “Os produtores serão orientados a não praticar superexploração do cerrado. O manejo correto, aliás, pode fazer toda a diferença para manter a perenidade da produção”, comenta. Por fim, a comercialização do produto será abordada, com técnicas de negociação e ampliação de mercado.