Fogo consome Serra da Moeda e área devastada no Rola Moça não foi calculada

Hoje em Dia
Publicado em 27/08/2014 às 11:27.Atualizado em 18/11/2021 às 03:58.
O incêndio que desde domingo (24) devastou o Parque Estadual Serra do Rola foi controlado, mas outro foi registrado em mais uma área de preservação ambiental de Minas. Militares do Corpo de Bombeiros trabalham nesta quarta-feira (27) para combater focos de fogo na Serra da Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme os bombeiros, uma mata densa, próximo a BR-040, está em chamas desde a tarde de terça-feira (26). O helicóptero da corporação auxilia no combate às chamas.
 
No Rola Moça, brigadistas continuam nesta manhã atuando no rescaldo do incêndio que foi totalmente controlado na tarde de terça-feira (26). No entanto, a área destruída ainda não foi calculada. Conforme o gerente do parque, Marcos Vinícius, é necessário um helicóptero com GPS para sobrevoar a área queimada. "Não é um trabalho fácil e equipes estão mobilizadas para combater as chamas na Serra da Moeda", disse.
 
De acordo com ele, o incêndio começou por volta das 17 horas de domingo em uma área conhecida como Jangada, em Brumadinho, na Grande BH. A origem do fogo ainda está sendo investigada. As chamas seguiram em direção ao distrito de Casa Branca e não chegou a atingir o parque. "A área de preservação não foi atingida, mas mesmo assim o prejuízo é muito grande".
 
No total, mais de 80 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários, fizeram revezamento para controlar o fogo. Além disso, três aeronaves foram empenhadas na ocorrência
 
Dominado pelo Cerrado e Mata Atlântica, o Parque Estadual Serra do Rola Moça é uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais. Os 3.941,09 hectares do Parque são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
 
Reincidência
 
O tempo seco contribui para o aumento de queimadas. De acordo com informações do TempoClima PUC Minas, em agosto de 2013 foram detectados 911 focos. Neste ano, o número já chegou a 1.253. Segundo o Corpo de Bombeiros, esse já é o segundo maior incêndio deste ano no Parque Estadual Serra do Rola Moça. Nos dias 4 e 5 de agosto foram queimados cerca de 193,14 hectares, o equivalente a 193 campos de futebol.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por