Sem desespero

Foi mal na prova do Enem? Saiba o que fazer

Resultados da prova foram divulgados nesta terça-feira (16); confira dicas para quem vai repetir o exame

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/01/2024 às 19:02.

(Freepik/Divulgação)

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por cerca de 4 milhões de estudantes brasileiros, certamente muita gente se frustrou. Mas se a nota ficou abaixo do esperado - e do necessário para o ingresso no ensino superior -, nada de entrar em desespero.  

Fundador de uma plataforma de estudos com aproximadamente 70 mil alunos, com foco no conteúdo complementar para o Ensino Médio, preparação para o Enem e vestibulares, Professor Ferretto ressalta que a  nota de corte muda diariamente no período de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e pode também ser maior ou menor a cada ano, pois depende do tanto de vagas oferecidas em cada, quantidade de inscritos e modalidade de concorrência. 

“Conquistar uma vaga na faculdade não é um caminho fácil, e muitas vezes  é preciso ser resiliente e superar diversos obstáculos. Mas com foco, perseverança, otimismo e, não menos importante, com boa saúde mental, é mais do que possível”, avalia o especialista.  

Pensando em ajudar os candidatos que terão que repetir a prova, o professor listou algumas dicas. Então, tome nota!

Não há problema em tentar novamente
A “prova não prova nada”, então não precisa se culpar por não ter atingido a pontuação desejada de primeira. Tente quantas vezes for preciso”.

O que fazer de diferente?
É importante tentar entender o que faltou para atingir a média. Após essa reflexão, fica mais  fácil identificar o que mudar para a próxima tentativa.

Repense o cronograma de estudos
Perceba o que funciona melhor para você. Em qual horário do dia seus estudos são mais efetivos? Em quais matérias você possui mais dificuldade? Quais delas fluem com mais naturalidade para você? 

Considere outras possibilidades
É importante abrir o leque de opções. Não fique focado em apenas uma universidade ou curso, faça uma pesquisa de campo em diversos lugares. Novos cenários significam novas chances e, principalmente, mais alternativas. 

Fique atento à saúde mental
Estudar é tão importante quanto descansar. A ideia “estude enquanto eles dormem” não é pertinente. Saia com seus amigos, mesmo que esporadicamente. Pratique exercícios físicos e não esqueça dos momentos de lazer.
 
Não se desespere
Mesmo que a aprovação não ocorra de primeira, fique atento às listas de chamada. Sempre há esperança! Há universidades que disponibilizam de 2 a 3 listas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por