Uma força-tarefa foi criada pela Samarco para limpar e reconstruir vias e casas de Barra Longa, região Central de Minas. A cidade foi uma das atingidas pelo 'tsunami' de lama que desceu do rompimento da barragem Fundão.
A destruição de parte do município ocorreu no dia 5 deste mês. Quatro dias depois, conforme a mineradora, 300 empregados da empresa se revezam, em grupo de 40 pessoas, por dia, no trabalho de recuperação de Barra Longa.
Além das ruas e residências, também está sendo realizada drenagem próxima a capela de Barra Longa para liberar bueiros e esgotos da cidade. A Samarco informou ainda que as obras na escola de educação infantil estão previstas para serem concluídas na quarta-feira (18).
Por enquanto, a Samarco garantiu que as famílias que tiveram que deixar suas casas estão abrigadas em casas alugadas. A empresa disse ainda que entregou à prefeitura três mil cestas básicas, mil colchões, aproximadamente nove mil litros de material de limpeza, 48 mmil litros de água mineral, além de utensílios de limpeza domésticos.
Prejuízo
O prefeito de Barra Longa, Fernando José Carneiro Magalhães (PMDB), calcula prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões nas áreas atingidas pela enxurrada de lama. Segundo dele, a o 'tsunami' destruiu pontes e vários imóveis do vilarejo. As localidades mais afetadas foram Gesteira, Morro Vermelho, Barreto, São Gonçalo e o Centro.