Alunos de Belo Horizonte e todo restante do país fazem neste domingo (3) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ansiedade é alta para muitos estudantes e alguns destacaram que o uso do telefone é uma alternativa para aliviar o estresse e também revisar os conteúdos da prova.
O estudante Raul Menezes, de 18 anos, afirmou que o celular pode ajudar e também atrapalhar, dependendo de como a pessoa utiliza o aparelho. Ele contou que usou o telefone para estudar durante o ano e momentos antes da abertura dos portões estava revisando o conteúdo.
“Se a pessoa utilizar da maneira certa pode ajudar muito, hoje em dia tem muitas ferramentas e conteúdos que antigamente tinha apenas em artigos e livros”, disse o estudante que pensa em cursar Cinema ou Tecnologia da Informação.
Quem também utilizou o celular para estudar foi Rainara Januário, de 18 anos. A aluna, que vai fazer o enem pela 2ª vez, elogiou os conteúdos disponíveis na internet, mas também alertou para as distrações que o aparelho traz.
“Ele ajuda, mas as vezes atrapalha um pouco. Você pode estar estudando e vem uma notificação e tira sua atenção na hora”, afirmou a jovem.
* Estagiário, sob supervisão de Valeska Amorim
Estudante com celular antes da prova do Enem em BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Estudante com celular antes da prova do Enem em BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Enem 2024 em BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)