Asilos, orfanatos, creches e hospitais de Minas têm recebido apresentações especiais da banda de música da Polícia Militar, em parceria com o Serviço Social Autônomo (Servas). O repertório, inspirado principalmente em marchinhas de Carnaval, integra um novo projeto do Centro de Atividades Musicais (CAM), que busca levar alegria para pessoas que não poderão curtir a folia nas ruas.
A iniciativa também faz parte das comemorações de 250 anos da PM no estado. Capitão Silva, do CAM, não esconde a alegria em participar do projeto. “Às vezes, a gente não tem noção que essas pessoas precisam ter esse contato com a música, com a diversão do Carnaval", afirmou o militar.
Até o momento três apresentações foram realizadas. Nesta quinta (13), foi a vez do Asilo Lar Cristo Rei, no bairro Diamante, na região do Barreiro. Em todas, o resultado foi muito satisfatório, conta o oficial. "É incrível ver a felicidade das crianças, elas se sentem amadas. A música tem esse dom de transmitir alegria. É um projeto inédito e eles ficam muito felizes”, acrescentou.
Em 5 de fevereiro, a apresentação ocorreu no abrigo Colmeia Centro de Educação e Profissão, no bairro Nova Gameleira, região Oeste. O espaço acolhe crianças, de até 7 anos, e adolescentes grávidas, de 12 aos 18.
A assistente de mobilização de recursos do abrigo, Bárbara Boson, falou sobre a apresentação. “Foi muito gratificante. Muitos nem imaginavam que a PM tem uma banda, que eles fazem apresentações. Houve muita interação, foi muito divertido". Segundo ela, os policiais também fizeram questão de conversar com todos, explicando sobre os instrumentos e as músicas apresentadas.
A previsão é que mais 70 apresentações sejam realizadas este ano. A apresentação contempla vários tipos de música, desde marchinhas a músicas populares. A banda da Polícia Militar possui 26 integrantes.
* Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
VEJA FOTOS DA APRESENTAÇÃO NO ASILO LAR CRISTO REI