Fraudes em vestibulares de Medicina viram alvo de ação em MG e ES

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia
12/12/2012 às 10:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:25

Está sendo realizada nesta quarta-feira (12) em várias cidades do Brasil, a Operação Calouro da Polícia Federal (PF), que tem o intuito de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar vestibulares de Medicina, em inúmeras entidades de ensino superior do país. Em Minas Gerais, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e 11 de prisão temporária. No total, devem ser cumpridos 70 mandados de prisão e 73 mandados de busca expedidos pela Justiça Federal de Vitória (ES).

Em Minas, as cidades de Belo Horizonte, Itajubá, Manhuaçu, Itapagipe, Uberlândia, Governador Valadares, Oliveira, Iturama, Manhumirim, Uberaba e Araguari são alvo da operação. Conforme a Polícia Federal, 290 policiais estão empenhados na ação, que abrange dez Estados e o Distrito Federal.

As investigações da PF iniciaram há um ano e seis meses. Segundo a corporação, as organizações são altamente especializadas, lucrativas, organizadas e disseminadas. Elas usavam de várias maneiras para fraudar os vestibulares, seja por meio de documentos falsos, substituição do aluno durante as provas, produção do gabarito e sua distribuição por meios eletrônico aos alunos.

A polícia informou ainda que, o esquema prejudicava as instituições, que não conseguiriam obter uma real seleção dos melhores alunos interessados no ingresso, além disso, os envolvidos chegariam ao mercado de trabalho como profissionais alheios aos princípios éticos, prejudicando a população, que será atendida por profissionais com sérios desvios de conduta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por