Sustentabilidade

Fuad apresenta a ministro projeto que prevê ônibus elétricos na capital

A estimativa é que seja substituído até 2030 cerca de 40% da frota atual por ônibus que gerem energia limpa

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
29/09/2023 às 19:37.
Atualizado em 29/09/2023 às 19:48
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Durante encontro na tarde desta sexta-feira (29), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, apresentou ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o "Plano de Mobilidade Limpa" da capital. O projeto prevê premissas de sustentabilidade e justiça social, com a adoção na frota do transporte público de ônibus elétricos e de outras fontes de energia limpa.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a estimativa é que seja substituído até 2030 cerca de 40% da frota atual por ônibus que gerem energia limpa. ““Estou muito otimista com este plano, ele é relativamente modesto, considerando a necessidade de acabar com a poluição em Belo Horizonte”.

Durante coletiva nesta sexta, a prefeitura detalhou os veículos que poderão substituir a atual frota. Uma das opções é a inclusão na frota de ônibus elétricos, que não emitem poluentes como óxidos de nitrogênio, melhorando a qualidade do ar nas áreas urbanas de maneira mensurável.

O veículo é capaz de alcançar uma velocidade máxima de aproximadamente 70 a 80 quilômetros por hora. No quesito autonomia, pode percorrer cerca de 230 quilômetros com uma única carga de bateria, reduzindo substancialmente a necessidade de recargas frequentes. Além disso, tem capacidade de acomodar até 80 passageiros, dependendo da configuração interna.

Os novos veículos também iriam ajudar na questão da poluição sonora. Segundo o prefeito é possível uma redução de ruído de até 10 decibéis, em comparação com os ônibus a diesel.

Outra opção seria os veículos movidos a gás biometano, que utilizam uma fonte renovável de energia sustentável e limpa. Dessa forma, o veículo não emite dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por