Em manifestação pelas ruas do centro de Belo Horizonte, cerca de 50 funcionários da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) reivindicavam reajuste salarial, nesta quinta-feira (6). O movimento formado por engenheiros, arquitetos e técnicos terminou no início da tarde em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena.
Conforme o Sindicato de Engenheiros do Estado de Minas Gerais (Senge), o intuito era pressionar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para abrir negociação salarial com as categorias. Por meio do site do sindicato, os trabalhadores decidiram pela impugnação do edital do próximo concurso. Segundo o documento, o salário inicial dos engenheiros e arquitetos seria de R$ 3.800 mais as duas gratificações de R$ 1.000 cada uma. Os trabalhadores querem, no entanto, que o piso profissional seja pago no salário base, além das gratificações.
Ainda segundo o Senge, a pauta de reivindicações foi entregue em 12 de março e a PBH até o momento não teria dado uma resposta, nem chamado as entidades sindicais para negociar.