Auto de Vistoria

Galpão incendiado na avenida Antônio Carlos não tinha plano contra incêndio

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
28/03/2023 às 09:59.
Atualizado em 28/03/2023 às 10:14

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

O galpão que pegou fogo nesta terça-feira (28), na avenida Antônio Carlos, no bairro Cachoeirinha, região Nordeste de Belo Horizonte, não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento certifica que uma edificação cumpre todas as regras de prevenção a incêndios

A informação foi confirmada pelos Bombeiros. O incêndio no local já está controlado, mas ainda há o risco de desabamento.

Segundo o Major Leonardo Nunes, que comandou a operação de combate às chamas, os proprietários disseram que o documento está em processo de regularização.

“A edificação não tem o AVCB. Segundo os proprietários, eles estão em adequação, devido ao prédio ser antigo, então tem algumas inconformidades com a legislação atual”, explicou.

Dentre as medidas previstas no AVCB estão a presença de equipamentos de combate às chamas, como extintores e mangueiras, e a instalação de saídas de emergência. 

“Não deixa o incêndio avançar para outras estruturas. Isso tudo faz parte do projeto do AVCB. O projeto é feito com material e uso da edificação. Então, com isso, a proteção é maior. Quando as equipes chegam ao local do sinistro, além dos nossos equipamentos, temos os da própria edificação. Aparentemente aqui não tinha", disse o major. 

O oficial ainda lembrou que é sempre importante todos os prédios estarem liberados, mas que, na visão dele, é muito difícil vistoriar todas as edificações.

O combate às chamas demorou cerca de quatro horas. Agora, os bombeiros fazem o trabalho de rescaldo para que a Defesa Civil possa realizar a perícia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por