Baixa imunização

Governo de Minas anuncia vacinação itinerante e premiação para cidades que ampliarem cobertura

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/08/2023 às 13:53.Atualizado em 04/08/2023 às 14:00.

Sem alcançar a meta de imunização contra diversas doenças, o Governo de Minas adotou duas estratégias para ampliar a cobertura vacinal no Estado. Uma delas será a compra de vacimóveis para os municípios com mais de 50 mil habitantes, para que seja realizada uma imunização itinerante. A outra será a premiação às cidades que aumentarem os índices de vacinação.

O anúncio das estratégias foi feito nesta sexta-feira (4) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Ele explicou que as estratégias têm como objetivo reduzir a diferença entre os indicadores e a meta em média de 95%, e atingir os índices anteriores a 2019, antes da pandemia de Covid-19. Algumas vacinas, como o imunizante contra a meningite, estão abaixo de 80%.

Além disso, praticamente todas as vacinas estão abaixo da meta desde 2016, segundo o secretário.

Para receber os recursos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as prefeituras deverão cumprir metas e obrigações estabelecidas pela pasta, como a vacinação em escolas. Mais de R$165 milhões estão reservados para premiar as cidades que atingirem as metas.

“Aqueles municípios que conseguirem isso e cumprirem as ações obrigatórias, como as ações em escola, conseguiram ter esse recurso garantido. Oitenta por cento das escolas deverão ter ações do município com o Governo do Estado. É uma premiação pelo esforço que ele fez” explicou o secretário.

Segundo Baccheretti, a principal preocupação da SES-MG são com doenças erradicadas como a poliomielite e o sarampo, que é mais contagiosa que a Covid-19. “Não podemos deixar elas acontecerem se nós temos a arma disponível para a população.”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por