Crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades, já podem receber as vacinas contra Covid-19 em Minas. Segundo o Governo do Estado, a imunização desse grupo deve ser realizada considerando apenas as doses disponíveis nos municípios, buscando evitar a perda de vacinas.
A ampliação do público-alvo foi autorizada em documento divulgado na última sexta-feira (16). Até então, a vacina era destinada apenas a crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades.
O governo estadual lembrou que a disponibilização de novas doses aos municípios mineiros depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. Como não há previsão de novas remessas, as cidades devem considerar apenas as vacinas que possuem em estoque.
As crianças devem receber o imunizante da Pfizer-BioNTech conforme os seguintes critérios de prioridade:
- Grupo A: crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades
- Grupo B: crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas e em situação de rua
- Grupo C: crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades que sejam contatos intradomiciliares de crianças com comorbidades
- Grupo D: crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades
O esquema da vacina contra Covid-19 da Pfizer para esse público é composto de três doses, com as duas primeiras em intervalos de quatro semanas (um mês), seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas (dois meses) após a segunda aplicação.
(*) Com Agência Minas.
Leia mais: