O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (23), situação de emergência de 13 municípios do país que estão sofrendo com a estiagem e a chuva. Do total, quatro dessas cidades são de Minas e poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal.
O decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) traz o nome de Procrane, que no último dia 30 foi atingido por intenso temporal. Já Machacalis, Novorizonte ePonto dos Volantes sofrem com a seca extrema.
Além de ajuda financeira, as cidades terão a renegociação de dívidas no setor da agricultura junto ao Banco do Brasil, aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.
Chuva e seca
Desde o início do período chuvoso, conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 20 municípios decretaram emergência e outros 18 informaram que foram atingidos pelos temporais. Até o momento, 18 pessoas morreram no Estado e duas estão desaparecidas.
A estiagem, segundo o levantamento da Defesa Civil, já afetou 61 cidades mineiras desde agosto do ano passado.