A região metropolitana de Belo Horizonte tem um carro para cada dois habitantes. Há 10 anos, eram quatro pessoas para cada veículo. Esses dados foram divulgados pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, na tarde desta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa sobre a Pesquisa Origem e Destino.
Segundo o estudo, o número de viagens na Grande BH em um dia aumentou 216%. Em 2002, eram 6 milhões e subiu para 13 milhões.
Já em relação ao modo de transporte que as pessoas usam, o número de usuários do transporte particular se equiparou com o público, sendo 31%. Além disso, foi constatado que, quanto maior a renda - acima de dois salários mínimos - a população prefere se locomover usando carro e ou motocicleta.
Até o primeiro semestre de 2014, a secretaria espera transformar a região metropolitana na primeira do país a tratar 100% dos resíduos sólidos. Atualmente, 44% desses resíduos são jogados em lixões, o que não será mais permitido por lei até agosto do próximo ano.