Foi assinado nesta segunda-feira (2) um acordo que prevê a compra de 600 novos ônibus metropolitanos para a Grande Belo Horizonte até o final de 2025, ao custo de R$ 382 milhões. A previsão é que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda este ano.
O acordo foi assinado por meio de parceria entre o Governo, Ministério Público de Minas e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A expectativa é que a aquisição renove cerca de 25% da frota atual, de 2,4 mil ônibus, que opera 640 linhas. Os novos veículos serão do modelo Padrão Euro 6, ou seja, menos poluentes.
Ao todo, o valor acordado foi de R$ 382 milhões, que deverão ser empregados exclusivamente na compra de novos ônibus, o que beneficiará cerca de 600 mil usuários diariamente, em 34 municípios que compõem a região metropolitana.
Os valores investidos fazem parte dos rendimentos do recurso do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
Renovação
Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final de 2025.
Melhorias
Os critérios para a alocação dos ônibus novos ainda serão estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção definida no acordo entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano. Foi definido, ainda, que será levada em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.